sábado, 21 de novembro de 2015

Milho de Pipoca...Rubem Alves



"Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre.
Assim acontece com a gente… As grandes transformações acontecem quando passamos
pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor.

Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, um filho, o pai, a mãe, o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.
Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo, o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação, também. Imagino que a pobre pipoca, dentro da panela fechada, cada vez mais quente, pense que chegou a sua hora: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, não pode imaginar um destino diferente para si.
Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo do que é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: bum! E ela aparece como outra coisa completamente diferente, algo que nunca havia sonhado.
Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, recusam-se a mudar. A presunção e o medo são a casca dura do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva.

                            Não vão dar alegria a ninguém".
                               

Bom diaaaa, minha gente amada!
 
Através da mensagem selecionada para este dia, fui observando o quanto é necessário  o desconstruir diário daquilo que nos torna duros e inflexíveis em certas ocasiões. Com essas atitudes, perdemos as oportunidades de nos recriar, do não florescer em grãos coloridos, assim como existem as pipocas coloridas que além de lindas, são doces e sedutoras. Assim somos nós...muitas vezes precisamos superar grandes obstáculos em busca das transformações necessárias ao nosso bem viver as quais demoramos a entender a necessidade urgente da mudança, em relação as nossas escolhas. Aí surgem: sofrimentos, questionamentos, revolta interior e até mesmo com o nosso criador. Mas, ao superar, não podemos  esquecer que, por mais difícil  a trajetória, maior foi o amor de Deus que nos guiou e nos sustentou para triunfarmos diante dos nossos inimigos.
Um sábado reflexivo nas pipocas coloridas. Continuarei tentando ser  doce, colorida e sedutora como o "milho de pipoca" de Rubem Alves.


 

2 comentários:

  1. Vai tentando amiga, temos Deus nosso aliado que nos quer e nos tornará filhos perfeitos e diletos dele! Abração! Feliz Domingoe semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Ivaneide
    Deus nos estoura pra valer e nos faz ficarmos mais dóceis e mastigáveis aos olhos dos demais...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir

Olá!!!

Você aqui? Que maravilha!

Deus te abençoe com chuuuuuuvas de bênçãos, mas se for pouco...então eu desejo um toró,viu?

Abraços fraternos