terça-feira, 28 de agosto de 2012

Dunas de Genipabu...beleza potiguar.


Olá, amigos!!!

É com muita alegria, que aqui estou para apresentar a todos uma bela praia do litoral norte do estado do Rio Grande do Norte. E sabe por que eu recomendo? Porque lá encontramos tudo de bom; ótimas refeições, petiscos variados, tem peixe frio com tapioca, camarão com tapioca, casquinha de caranguejo, ovos de codorna, macaxeira frita, batatinha... Hummmm!

Passear nos dromedários é também um momento de muuuita emoção. Eu já provei e adorei.

E só para lembrar que algumas cenas de algumas novelas nacionais já foram gravadas nas dunas de Genipabu. Novelas globais: “Tieta” (1999), “O Clone” (2001) e “Sansão e Dalila”(2011) na TV Record.

Bem vindos às dunas de Genipabu! Fotos: Ivaneide Henrique

Olha que visão!

Essa então...

Show!!!!

 
 
Dromedários

Comportadinhos ...

Alongando-se

Passeios de Bugy



Artesanato potiguar para variar

Passeios com ou sem emoção?

Olha só que descida maravilhosa

Para iniciar é assim ...depois cai rs


 Produção(amarela e verde) chamada filé


Fotografei para vocês essa beleza

Tenda para o passeio nos dromedários


Para contemplar tanta beleza, não há cansaço

Pela proteção ambiental, só podemos subir no morro pelo lado dos coqueiros



 orla da praia


Genipabu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu (ou Jenipabu[nota 1]) se refere a uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma área de proteção ambiental, localizados no município de Extremoz, a vinte quilômetros do Centro de Natal, sendo um dos mais famosos cartões-postais do estado do Rio Grande do Norte, no Brasil.

Etimologia


"Jenipabu" origina-se da língua tupi. Significa "água de jenipapo", através da junção dos termos ñandï'pab ("jenipapo")[1] e 'y ("água, rio")[2].

Características


A região destaca-se por ter imensas dunas e por uma lagoa de águas doces, com forte atrativo para o turismo. A região conta com uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de búgui, jangadas e dromedários.

As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento, muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região.

É praticado nas dunas ao redor da lagoa o chamado "esquibunda": os interessados descem as dunas sentados em cima de pranchas de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa.

Genipabu é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de búgui e de dromedários. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. Pode-se também passear de jangada e de jet-ski. De búgui, pode-se, também, conhecer a lagoa, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o "esquibunda" e o "aerobunda".

Genipabu tornou-se célebre ao ser marcada por uma pergunta que os motoristas de búgui fazem a todos os turistas, referindo-se à velocidade e às manobras radicais com que estes devem pilotar seus búguis para fazer o percurso pela dunas móveis e fixas:[3]

Com ou sem emoção?

Abraços com emoção!

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá querida!!!

      Quem sabe um dia...você estará aqui ao vivo e cores.Vamos torcer!

      Abraço grande!!!

      Excluir
  2. Oi Ivaneide! Que lugar lindo! Ótimo passeio para o final da tarde! Até gosto dessas coisas radicais,mas acho que vou escolher "sem emoção" rs bjs, ótima noite!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!!

    Eu nunca fui ao passeio de buggy, pois aqui em casa ninguém tem coragem. Mas com certeza eu também só irei sem emoção.
    Fiz o passeio nos dromedários. A emoção acontece quando eles levantam com os turistas já acomodados, e ao deitar para que possamos descer. É show!!!!
    Abraços e uma feliz quinta feira.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivaneide! Vi sua resposta lá, e pulei com a minha pra cá rs Oi Confesso que tenho um certo receio (rs) desses "sobes e desces radicais"! E olha que gosto de fortes emoções, mais esse passeio nas Dunas me dá um frio na barriga rs. Mas, tudo bem, né? Olugar é lindo, adorei as fotos tem muito para ver e quem sabe arriscar os dromedários :-) bjs ótima sexta !

      Excluir
  4. E tem gente que ainda não sabe onde é o paraíso? Está aí, com certeza... hehehe Deve ser assim...
    Um dia ainda vou conhecer...
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simonha.

      Obrigada pela visita, viu?

      Fico feliz em saber que na graça de Deus um dia virá até a terrinha potiguar.
      Beijos

      Excluir
  5. Genipabu é linda né menina?!

    mas qual praia de Natal não tem suas peculiaridades né??? amei as fotos morrendo de saudades de lá, e me diz vc foi no aero-bunda kkk ai ai doi tanto né qd caimos na agua hehe, andou com emoção no Bugy? ai menina morrendo de invejinha boa de vc!
    mostra mais fofos, quero muito ver.

    um bjão querida, fez um belo passeio!

    tenho algumas fotos num post mais antiguinho, aqui...

    http://ladolccevittaportofino.blogspot.com.br/search?updated-max=2012-08-25T13:06:00-03:00&max-results=3

    bjus linda!



    Bugy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fatti...que maravilha, você aqui.

      Que bom saber que você conhece minha cidade e especialmente por ter sentido todas as emoções de Genipabu.

      Fui ao seu blog e vi todas as alegrias vivvidas em família.
      Deus abençoe todos com ricas bençãos.

      Obrigada pela gentileza.

      Abraço grande!!!!!!!

      Excluir
  6. Oi vizinha, ainda bem que moramos pertinho. Assim que vi o seu recado vim retribuir a visita..rsrsrs
    Que imagens maravilhosas!! Até parece que estamos num filme. Sem falar na fome que me deu ao ler a sua descrição dos quitutes. Afffff

    Vc é uma felizarda!
    Paz e bençãos!!
    bjssss

    ResponderExcluir
  7. Amém por todas nós,vizinha!!!

    Obrigada pela gentileza minha querida!


    Deus te cuide hoje e sempre.

    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  8. Olá!Boa noite!
    Ivaneide!
    Belas imagens/fotos, dicas, roteiro e postagem perfeita!Eu gostei!
    Eu fui em Genipabu, em umas férias! é uma exuberância de beleza mesmo!
    Andei de buggy, dromedário,esquibunda, aerobunda,tudo com emoção!Comi esses quitutes!
    E só faltava você confirmar que mora aih? Oba..ai terei uma amiga felizarda!
    Eu fiquei na praia de Areia Preta.
    Gostei!
    Obrigado!
    Boa quinta feira!
    Beijos
    ah..ainda bem que deu certo, entrar direto em minhas postagens atualizadas!

    ResponderExcluir
  9. Olá Felis....que legal você conhece minha cidade.

    Realmente você participou de tuuuudo. Aproveitou muuuuuuuuito bem.
    Achei ótimo essa postagem, pois já descobri que algumas pessoas já conhecem Natal!

    Obrigada pela gentileza e parabéns pela inspiração.
    Deus o ilumine sempre.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Ivaneide, que viagem maravilhosa é essa? E que música como recepção..maravilhosa também!! Parabéns e já estou te seguindo.Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  11. Passando para agradecer sua retribuição da sua visita lá no blog, apareça sempre que quiser e com certeza sempre estarei vindo aqui.Bjs.Sandra

    ResponderExcluir
  12. Ivaneide, a praia é linda. Adorei .. Eeste dromedário aí me chamou super atençao hahaha
    =]

    Beijão!
    Nathália
    Fashion Jacket

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathália!

      Obrigada pela visita querida.

      Felicidades pra você, viu?
      Beijos

      Excluir
  13. Olá Toninha, que mensagem linda!!!

    Já fui ao seu lindo espaço agradecer, viu?

    Abraços e um feliz final de semana!

    ResponderExcluir

Olá!!!

Você aqui? Que maravilha!

Deus te abençoe com chuuuuuuvas de bênçãos, mas se for pouco...então eu desejo um toró,viu?

Abraços fraternos