segunda-feira, 1 de outubro de 2012

TRIBUTO AOS GIRASSÓIS...para ler e refletir.

 
 


Outro dia, estava observando o canteiro de girassóis que tenho no meu quintal. Fiquei ali, passando as horas e me encantando com todo aquele amarelo que cintilava feito ouro ao receber a luz do sol.

Notei que suas
folhas tinham formato de coração, sinal de amor e lealdade. É bem verdade que elas são meio ásperas, mas há pessoas que se mostram rudes e que, no fundo, têm um coração bondoso, não é mesmo? Em ambos os casos, creio que é um simples mecanismo de defesa...

Girassóis que se prezam impressionam pela nobreza e altivez. Pude notá-lo pelo seu porte ereto, empertigado, com mais de dois metros de altura, parecendo soldados de um Batalhão Especial. Na realidade, são soldados da elite do rei sol e têm lá seus motivos para parecerem tão ufanistas. Sua reverência é incondicional e recebem em troca, todos os anos, o brilho de sua majestade solar, que lhes possibilita atingirem o ápice do seu esplendor.

Nasceram para ser cavaleiros. São generosos. Não apenas saúdam seu rei, como presenteiam os homens com suas melhores qualidades. Suas sementes e flores têm várias serventias na culinária humana. Quem já não comeu aquelas deliciosas sementes tostadas como aperitivo?

No entanto, mesmo sendo escudeiros do rei, precisam da colaboração de outros seres, porque, como tudo na natureza, não são auto-suficientes. Uns precisam dos outros. Com a ajuda das abelhas e de outros insetos, os girassóis aumentam sua produção de uma maneira exuberante. As abelhas também ajudam no transporte do pólen das flores distantes. Os pássaros se alimentam farta e ricamente, como se estivessem no mais sofisticado restaurante. Sem nos esquecermos do óleo, de sua inquestionável pureza, uma espécie de fonte de juventude para a humanidade.

Fiquei ali, naquela quietude, olhando, analisando, sentindo apenas o vento da tarde acariciar-me o rosto. Comecei a dar asas à imaginação, conjeturando que os girassóis tinham certa semelhança com sentimentos humanos, principalmente a amizade. À primeira vista, essa comparação pareceu-me meio forçada, mas depois, até que fez sentido. Observem:

Girassóis giram incansáveis à procura da luz solar que lhes dá a vida. Amigos nos fazem elevar os olhos para a luz divina que nos alenta a alma. Girassóis são generosos, iluminados, altivos, sagrados. Amigos são dedicados, leais, dignos, amados. Amigos-Girassóis, Girassóis-Amigos, uma composição perfeita.

Saí dali com um meio sorriso nos lábios, orgulhosa por ter conhecido meus girassóis tão de perto e por vê-los dando um toque de realeza ao meu quintal...

E você... não quer ter um girassol?

(Dorcila Garcia)


♥ ¸.•* Infinito Particular *•.¸ ♥ Fonte: Facebook


Esse mimo eu recebi de uma amiga de longas datas do Orkut, a cearense Lúcia Lopes(detetiva rs) e aqui, com alegria eu compartilho com todos vocês.

 Pela cor, pela energia que eles me passam, só por isso, eu amo girassóis, assim como amo meus amigos (as)

Feliz semana para todos(as)
 
Abraços fraternos

12 comentários:

  1. Ôlá minha querida Ivaneide! já estava com saudade de vir aqui, desculpe a demora e que entro rápido estou fazendo uma especialização a distância e haja trabalhos ai meu tempo fica limitado. No Orkt quase não entro e no feceum pouco mais , mas rápido. Parabéns seu blog ja é um sucesso passou dos 200 seguidores merece comemoração. Linda esta postagem dos sus girasois, você é uma sortuda que tem espaço para essas maravilhas. Infelizmente não tenho e amo tanto flores. Que este mês que inicia seja de muita paz e felicidade pra você esua família e que a primavera encha seus corações de muito amor. Bjuss uma linda noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida profa! Amém por todas nós...

      Já fui ao seu cantinho deixar um recadinho, viu?

      Obrigada pela visita.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ivaneide!
    Quero muitos na minha vida!
    "sinal de amor e lealdade"...sagrados mesmo!
    :-)
    ótimo post,
    Desejo por aqui também, uma semana especial!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria!!!

      Concordo com você perfeitamente m tudo.

      Obrigada pela visita e já deixei um recadinho lá,viu/

      Beijos

      Excluir
  3. Boa tarde Ivaneide!!!
    Belíssimo texto. Amo girassois.
    Acredita acabei de fazer um projeto envolvendo girassóis, até plantamos sementinhas. Ontem eles levaram as mudinhas para casa. Vou fazer o post na sexta depois passa lá para ver.
    Tenha dias felizes...
    Bjokas...da Bia!!!
    http://pequenosgrandespensantes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bya!
      Tomara que a fecundação seja perfeita. Irei visitar sim querida.

      Obrigada!Bjsssssss

      Excluir
  4. sim quero ter rs
    lindo dia
    amei a mensagem
    bjs


    http://palavrasdemenina2010.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!!!


      Brigadim pela visita..já deixei recadinho,viu?

      Beijossssss

      Excluir
  5. Bom... eu amo margaridas e pra mim, o Girassol é o "paizão" dela rsrsrs.
    Com certeza, ficam lindos em qquer lugar.
    Belo texto!

    Abraços e linda tarde.

    ResponderExcluir
  6. SIM! Eu quero ter girassóis. Belo texto. O seu blog é um canto de paz. Adoro visitá-lo. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada querida pela "canto da paz".

    Amei pois você é a segunda amiga que fala essa palavra abençoada.

    Beijosssssssss

    ResponderExcluir

Olá!!!

Você aqui? Que maravilha!

Deus te abençoe com chuuuuuuvas de bênçãos, mas se for pouco...então eu desejo um toró,viu?

Abraços fraternos