quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Barreira do Inferno - Parnamirim RN















Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

 

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conhecido simplesmente como Barreira do Inferno, é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de foguetes. Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim, a 12 km de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte.

O local foi escolhido pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.

O centro é aberto a visitação da população e turistas, porém deve-se fazer um agendamento. Em março de 2011, a então presidenta Dilma Rousseff passou o carnaval no hotel de trânsito da base, permanecendo isolada, aproveitando a segurança das instalações.

A faixa de praia da base, por estar protegida do acesso do público externo, tornou-se uma importante área de reprodução de tartarugas marinhas, sob a supervisão do Projeto Tamar.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

2 comentários:

  1. Oi Ivaneide!
    Estou adorando esse passeio virtual turístico e cultural! :-)
    Muito bacana o post, vou fazer um roteiro quando for aí, só com o que leio aqui.
    E que legal essa área reservada ter se tornado especial para os habitantes ilustres.
    Já visitei o Projeto Tamar na BA e em SC, bem interessante.
    bjs, ótimo quinta!

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Maria!



    Obrigada pela presença no profetizando é bom saber que amiga está viajando virtualmente em minha terrinha rsrs....e que o dia poderá passear ao vivo e a cores.
    Beijos e um feliz dia!

    ResponderExcluir

Olá!!!

Você aqui? Que maravilha!

Deus te abençoe com chuuuuuuvas de bênçãos, mas se for pouco...então eu desejo um toró,viu?

Abraços fraternos