domingo, 13 de agosto de 2023

Ao meu pai: saudade e gratidão


Papai partiu no dia em que eu completei 20 anos. 

Ele não era de afagos, pois não conhecia o abraço amoroso,mas suas atitudes inesquecíveis fazem parte da memória afetiva, por meio do zelo e do cuidado.


Pelas ocupações da minha mãe como dona de casa, costureira e funcionária pública, era com ele que passava parte do meu tempo no sítio com direito a uma casa de farinha com rodas de amigos conversando na "farinhada", árvores frutíferas, as quais me levavam à longas conversas sobre o tempo em que as mesmas iriam me ofertar seus frutos rs; lembro do cavalo que tentei cavalgar, mas logo fui ao chão e o meu pai já correndo ao meu encontro para saber o que houve e a expressão do alívio em saber que estava tudo bem; gravei também minhas subidas nos coqueiros sem lembrar que era perigoso, pois ele nunca disse que eu poderia cair das alturas; das subidas nos pés de azeitonas, só pra bordar nas folhas; do leite de gado da família vizinha com chocolate em pó; dos bordados nas folhas do cajueiro; o entardecer a procura das cabras e cabritos, morro acima morro abaixo; de quando cometia algo que não o agradava, ainda hoje sua voz ressoa assim: I.v.a.n.e.i.d.êêê..., logo que ouvia a carreira era grande, pois via como meu irmão era "exemplado"; guardei também seu olhar e o choro da minha mãe da decisão difícil para que eu fosse estudar na casa do meu irmão Arnaldo, bem distante deles com difícil acesso para retornar ; da minha tristeza em sair do meu interior, deixando as amigas de infância.

Bom mesmo é saber que mesmo em pequeno número continuamos amigas, agora na fase de avós 🙏 


 

Saudades eternas, papai ❤️

Parabéns para todos os pais com saúde e sabedoria 🎉

3 comentários:

  1. Cara Ivaneide
    Que lindo texto, com as suas belas recordações
    dedica ao seu saudoso Pai.
    Adorei lê-lo e recordar também o meu, pois muitas
    das situações me levam para o tempo da minha
    meninice.
    Parabéns!.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderExcluir
  2. Boa noite de paz, querida amiga Ivaneide!
    A única amiga de infância que ainda tinha faleceu há dois meses.
    Muito triste a lei da vida.
    Vamos perdendo um a um.
    Gostei da história que teve com seu amado pai.
    Eu jamais teria coragem de subir numa árvore para ter acesso a um cavalo, sou medrosa.
    Que bom ter aproveitado bem sua infância!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Saudades! Guardarei sempre as memorias no meu coração também do meu pai!
    Bela homenagem!
    Beijinhos!
    ❤❤❤Megy Maia

    ResponderExcluir

Olá!!!

Você aqui? Que maravilha!

Deus te abençoe com chuuuuuuvas de bênçãos, mas se for pouco...então eu desejo um toró,viu?

Abraços fraternos